Tripulação do "Endeavour" inicia segunda caminhada espacial

EFE - v1
WASHINGTON - A tripulação do ônibus espacial "Endeavour" iniciou, às 0h20 (de Brasília) de domingo sua segunda caminhada espacial, na qual devem completar a instalação dos cabos de alimentação do novo módulo Tranquility, que já está acoplado à Estação Espacial Internacional (ISS, pela sigla em inglês).
Os encarregados da segunda jornada de trabalhos no espaço, que se prolongará durante cerca de seis horas e meia, são os astronautas Nicholas Patrick e Bob Behnken.

Os dois são responsáveis por completar as conexões exteriores do módulo, que ficou acoplado à Estação na primeira caminhada, sexta-feira passada, também colocando varandas e agarras que facilitarão o trabalho em futuras caminhadas.

Dentro deste novo módulo, o piloto Terry Virts, a especialista Kathryn Hire, e dois dos habitantes da Estação Espacial, Jeff Williams e Soichi Noguchi, trabalham em paralelo em completar a configuração dos sistemas e os mecanismos internos.

Hoje, antes da caminhada, os astronautas puderam abrir pela primeira vez a porta do Tranquility para entrar no módulo. Este novo espaço acrescenta ao complexo orbital um volume de 800 metros cúbicos.

Além de um maior espaço, e novos dormitórios, o Tranquility, de construção europeia, fornece aos habitantes da Estação um pequeno luxo, uma cúpula de cristal que dá uma visão privilegiada do espaço e da Terra.

Hoje, a Nasa decidiu também estender por mais um dia a missão da nave Endeavour na Estação Espacial Internacional, que orbita a 400 quilômetros da Terra. Por isso, sua tripulação voltará à terra no dia 21 de fevereiro. EFE pgp/fm

0 comentários: