‘Deusa do Ébano’ do Ilê Aiyê está em filme com Mariana Ximenes

Gisele da Silva Santos foi eleita musa da beleza do bloco afro.
Na noite deste sábado (13), ela teve encontro com Dilma Roussef.
O Ilê Aiyê, bloco afro da Bahia que já foi chamado de “o mais belos dos belos” em letra de música, escolheu a soteropolitana Gisele da Silva Santos, 22 anos, como a rainha da beleza de seu carnaval. A moça ocupa o cargo de “Deusa do Ébano” do grupo, que sai da ladeira do Curuzú rumo ao Campo Grande, em Salvador, na noite deste sábado (13), no desfile que terá o tema “Pernambuco, uma nação africana”.

Eduardo Freire
Gisele em encontro com Dilma no terreiro do Curuzú. (Foto: Eduardo Freire/G1)

Este foi o terceiro ano que Gisele tentou ser eleita, em concurso realizado em janeiro passado, que reuniu as mais lindas mulheres negras dos bairros da periferia de Salvador. “Concorri em 2007 e 2008, mas ano passado não pude. Estava ‘nova de santo’”, explica a moça, usando a expressão usada quando alguém se inicia no Candomblé. “Nessa fase, é como se a pessoa fosse um bebê: aprende de novo seu jeito de falar, as cores de roupa e os alimentos que come, enfim, o jeito de olhar o mundo”.

Para Gisele, ser a “Deusa do Ébano” é mais que uma “consagração estética”. “Sou a porta-voz da minha comunidade. Sofremos por causa de muitos problemas sociais”, diz a musa, nascida e criada no bairro de Engenho Velho de Brotas.

"Foi tudo muito rápido, era muita gente em volta, muita confusão..."

“O racismo no Brasil é disfarçado com arroz e feijão no prato. As autoridades não pensam que o negro precisa ter acesso a cultura, a saúde...”, defende ela, que é a favor da política de cotas nas universidades. “Nenhuma instituição diz para o negro ‘seja bem vindo’. Por isso precisamos desse meio para sermos recebidos. Assim, no futuro, estaremos preparados a ponto de não precisar mais de cotas”.


Apesar da desenvoltura ao falar sobre os problemas sociais – que ela diz ter aprendido com “os porquês que sempre perguntou pra vida” – a moça fica tímida quando o assunto é beleza.

“Ah... Tenho a vaidade de toda mulher, uso o que acho que fica bonito em mim...”, mas logo entrega seus segredinhos. “Meu cabelo é bem crespo. Duas vezes por semana passo mel, assim, puro mesmo, e deixo e uma toca. Fica super brilhoso e macio”.

Gisele cursa artes cênicas na Universidade Federal da Bahia e já dá seus primeiros passos na carreira. A bela está no elenco do filme “Quincas berro d’água”, adaptação do romance de Jorge Amado dirigida por Sergio Machado,, que também tem a atriz Mariana Ximenes no elenco.

“Foi uma delícia de filmar, cinema me agrada muito. Mas teatro é mais vivo”, opina. O filme está previsto para estrear em 30 de abril.

Na televisão, ela gostou de ver Taís Araújo - negra e linda como ela - no papel de protagonista da novela “Viver a Vida”. Mas faz suas ressalvas.

“Seria muito mais bacana se a novela tivesse mostrado como ela superou as dificuldades, se tornou uma modelo famosa e conseguiu todo aquele sucesso, o poder...”, analisa. “Ficou meio sem explicação a história já começar com aquela modelo negra morando naquela mansão, naquele glamour todo...”.

0 comentários: