This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

Testemunhas de Jeová: Pais acusados de proibir transfusão vão a Júri

É legítima a recusa de tratamento que envolva transfusão de sangue por parte dos adeptos da religião Testemunhas de Jeová. Mas a falta de autorização do doente ou da família em nada impede que o médico que trata da paciente tome as providências para garantir o direito à vida, que está acima de questões de natureza religiosa.
Esse foi o entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que decidiu, por maioria de votos, mandar a júri popular os pais de uma adolescente de 13 anos e o médico amigo da família. Os acusados são integrantes da religião Testemunhas de Jeová. A menina Juliana Bonfim da Silva sofria de leucemia grave. A garota morreu no hospital pelo retardamento de uma transfusão de sangue que a família não autorizava.
Para os seguidores da religião Testemunhas de Jeová, o sangue é como se fosse uma digital, algo inerente a cada pessoa, que não se pode doar nem receber de ninguém. No lugar das transfusões, seus adeptos defendem tratamentos alternativos. Se estivesse viva, a então garota hoje teria 30 anos.
O relator Roberto Midolla encabeçou o entendimento de mandar os réus a júri popular. Midolla foi seguido pelo desembargador Francisco Bruno. O desembargador Sérgio Coelho também votou pela necessidade de os réus serem submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri.
O revisor Souza Nery votou pela absolvição dos réus. “Os médicos que atendiam a paciente tinham o dever legal de fazer a transfusão, independente da concordância ou não dos pais”, afirmou Souza Nery. O desembargador Nuevo Campos, que já havia votado pela absolvição, manteve o mesmo entendimento.
“Não há no processo qualquer ato concreto dos réus para impedir a transfusão”, disse Nuevo Campos. “O que houve foi apenas a conduta dos pais de não consentir o tratamento”, completou. “O consentimento dos pais era irrelevante, sendo dever dos médicos agir no caso em questão”.
Em primeira instância, os réus foram pronunciados para ir a julgamento, acusados de homicídio. Ao julgar recurso dos réus, o Tribunal de Justiça acolheu a mesma tese. Por maioria, a 9ª Câmara Criminal entendeu que havia provas da materialidade e indícios de autoria. A morte da adolescente, em tese, caracterizaria dolo eventual e que os três deveriam ir a júri popular.
O Ministério Público sustenta que, por motivos religiosos, os pais e o médico da família impediram ou retardaram a transfusão de sangue na garota. A resistência dos pais e o fato do médico religioso pressionar seus colegas de processo judicial no caso de fazer a transfusão, teriam, em tese, provocado a morte da menina.
O caso aconteceu em julho de 1993, em São Vicente (Litoral Sul de São Paulo). A adolescente morreu dois dias depois de entrar no Hospital São José. “A conduta dos réus não tem tipicidade penal. Ou seja, não há previsão legal de qualquer efeito jurídico do consentimento ou da recusa da vítima ou de seus representantes”, defende o advogado Eugênio Malavasi, contratado pelo médico e amigo da família José Augusto Faleiros Diniz.
O advogado Alberto Zacharias Toron considera uma “atrocidade” tratar os pais da menina como assassinos. “Os pais não desejaram a morte da menina. Eles a amavam”, disse Toron, que foi contratado pelo casal Hélio Vitório dos Santos e Idelmir Bonfim de Souza. Os dois advogados defendem a nulidade da sentença de pronúncia, que manda os acusados a júri popular.
A defesa sustentou que, no caso de hipótese de iminente risco de vida para a adolescente, a recusa dos réus não teria qualquer efeito para inibir a adoção de qualquer ação terapêutica por parte dos médicos e do hospital. Toron defendeu que os médicos que atendiam a adolescente tinham o dever legal de agir, mesmo no caso de resistência da família.
Fonte:  Consultor Jurídico

Presidente do Grupo Silvio Santos pede demissão

O executivo Luiz Sebastião Sandoval pediu demissão agora à noite da presidência do Grupo SS. Segundo a assessoria de imprensa do grupo, Sandoval reuniu-se com Silvio Santos e informou que sua decisão é de “caráter irrevogável”. O lugar de Sandoval, que comandava as 44 empresas do Grupo SS, será ocupado por Guilherme Stoliar, sobrinho de Silvio Santos, que estava exercendo a função de diretor-executivo do SBT. (O Globo

Dilma escreve carta ao papa por trégua com a Igreja

Depois de enfrentar uma campanha dominada por temas polêmicos em dois turnos, Dilma Rousseff fez mais um gesto para se aproximar da Igreja Católica, agora como presidente eleita. Em tom bastante cordial, ela enviou uma carta ao papa Bento 16, na qual pede sua bênção para o novo governo e assegura que deseja manter amplo diálogo com o Vaticano. O emissário da correspondência será Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que embarcou nesta quinta-feira à noite para Roma. Carvalho vai se encontrar na próxima segunda-feira com o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Dominique Mamberti, que receberá a mensagem endereçada ao papa. Na carta, Dilma promete se dedicar, nos quatro anos de seu mandato, à erradicação da miséria e à redução da desigualdade social, como explicou Carvalho. (Agência Estado)

Ibotirama: Mulher tenta matar o marido a facadas

Uma mulher esfaqueou o marido por volta das 20h30 de quinta-feira, no povoado de Linha, na Zona Rural do município de Ibotirama, na região oeste da Bahia. Dislene Dourado dos Santos, de 24 anos, esfaqueou Damião Pereira dos Santos, 50, com uma faca tipo ‘peixeira’, depois de uma briga. O fato aconteceu na casa onde o casal morava. Damião levou quatro facadas e foi encaminhado para o hospital regional de Ibotirama. O pulmão da vítima foi perfurado e ele passou por uma cirurgia. A acusada está foragida. Damião está fora de perigo, mas sem previsão de alta da unidade hospitalar. Dislaine está presa na delegacia de Ibotirama por tentativa de homicídio. (Correio)

Encontro entre Dilma e Obama deve ficar para 2011

A presidente eleita Dilma Rousseff não deve se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em Washington antes da posse em Brasília, no dia 1º de janeiro. Segundo a assessoria de Dilma, a presidente eleita não pôde aceitar o convite do governo americano por um conflito de agenda. A data sugerida pela Casa Branca para o encontro – 17 de dezembro – coincide com a diplomação da presidente e com a Cúpula do Mercosul em Foz do Iguaçu, da qual ela vai participar ao lado do presidente Lula. Os dois países ainda estão tentando encontrar uma data para o encontro. (Agência Estado)

TSE vai analisar recurso de Garotinho contra decisão que o considerou inelegível

O recurso do ex-governador do Rio de Janeiro e candidato a deputado federal pelo Estado, Anthony Garotinho, contra a decisão do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio que barrou sua candidatura, será analisado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Garotinho foi condenado por abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação social no pleito de 2008, quando sua esposa foi eleita prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ).  O TRE havia impedido recurso ao TSE, mas a defesa de Garotinho pediu que a Corte Superior analisasse a admissibilidade do recurso especial. (Folha)

Brasil cria 2,4 milhões de empregos até outubro

O Ministério do Trabalho e Emprego anunciou nesta sexta-feira que o país criou 2,4 milhões de empregos em 2010 até o mês de outubro. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), só em outubro foram abertas 204 mil vagas. Com o resultado, faltam 93,7 mil empregos para que o ministério cumpra a previsão anual feita no início de 2010. As vagas geradas até outubro já superam as criadas em 2009, ano que detém o recorde histórico na abertura de vagas, com 2,1 milhões de postos de trabalho inaugurados. De acordo com o Caged, há 43,5 milhões de trabalhadores formais no país, dos quais 35,4 milhões gozam dos benefícios da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os grupos representam, respectivamente, 45,6% e 37,1% da População Economicamente Ativa do país (95,38 milhões de pessoas em 2009, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios). (BBC Brasil)