Record dá mostras de não respeitar seu público

A Rede Record deu nesta semana mais uma amostra do tanto que desrespeita seu telespectador, ao mudar um posicionamento que havia tomado oficialmente e comunicado a seu público na época, agora, a mudança veio sem qualquer explicação.
Durante a exibição do Domingo Espetacular, há alguns meses, a emissora mostrou uma longa reportagem denunciando possíveis falhas no sistema de medição de audiência do Ibope. A reportagem mostrou possíveis erros de medição, falhas que não eram observadas pela empresa e também que não havia como dar uma amostragem correta da audiência das emissoras abertas através de metodologia do Ibope. Ao final da reportagem, a Rede Record comunicou aos seus telespectadores que, por não acreditar mais na medição da empresa, a partir daquela data não usaria mais os números do Ibope.
Ocorre que nesta semana a emissora voltou a divulgar os números de audiência de seus programas. Certamente porque no mês de março a Rede Record melhorou consideravelmente na audiência da Grande São Paulo. A própria Assessoria de Imprensa da emissora divulgou release informando a “ótima” audiência de diversos programas da casa nos últimos dias e marcando o posicionamento de vice-líder de audiência da Rede.
Sem explicar para seu público o que motivou a mudança de postura em tão pouco tempo, a Record mostra ser simplesmente uma emissora oportunista que utiliza os números a seu bel-prazer e, mais do que isso, utiliza-se da boa fé do público para criar factóides dentro de seu principal jornalístico com a intenção exclusiva de “jogar para a torcida” e tentar pressionar o Instituto de alguma forma.
Este caminho deve ser fortemente combatido pelos amantes da TV. Não é possível que, em pleno século XXI, o público seja tão passivo a ponto de aceitar que a atual segunda maior Rede de Televisão aberta do país aja como se tivesse o poder soberano e tente manipular seus telespectadores como se eles fossem o “bobo” deste reinado. A Record que sempre combateu a Rede Globo alegando que a emissora dos Marinhos atua de forma a monopolizar e distorcer a notícia, mostra com esse tipo de atitude, que quem faz isso é ela.
Muito triste ver uma emissora desesperada com sua queda de audiência, utilizar-se de um programa jornalístico, em que deveriam aparecer apenas reportagens sérias, para fazer um circo, divulgar nota mostrando posicionamento firme para, em seguida, mudar de idéia. Fica a pergunta: todas as denúncias contra o Ibope se mostraram erradas, Record? Se sim, a emissora deve vir a público pedir desculpas ao Instituto, caso contrário deve explicar porque utiliza-se de números “duvidosos” (como afirmou a reportagem).
Por: Daniel César - TV x TV

0 comentários: