Dengue no Brasil tem 71% de concentração na fronteira com Bolívia

Goiás e mais quatro estados na fronteira com a Bolívia concentram 71% dos casos de dengue registrados no Brasil durante as primeiras seis semanas do ano e que deixa em alerta a região noroeste do país, informou nesta sexta-feira o ministério da Saúde.

Rondônia, Mato Grosso do Sul, Acre, Mato Grosso, todos na fronteira com a Bolívia, e Goiás são os estados que registram a maior incidência de dengue no Brasil com índices entre 423,2 e 891,7 casos por cada 100 mil habitantes, em uma escala que é considerada alta a partir dos 300.

Em números absolutos, esses cinco estados registraram 77.117 dos 108.640 casos registrados em todo o país entre 1º de janeiro e 13 de fevereiro.

Apesar de dobrar o número de casos no mesmo intervalo de 2009, quando foram reportados 51.873 infectados, nas seis primeiras semanas deste ano foram registradas 21 mortes causadas pela doença, dez menos que no mesmo período de 2009.

A concentração da doença na fronteira com a Bolívia se confirma depois que a vice-ministra de Saúde do país andino, Nila Heredia, sustentou que a nova cepa de dengue detectada em território boliviano pode provir do Brasil.
EFE - v1

0 comentários: