Emissoras de TV se repetem no carnaval 2010

Mesmo com anúncios de novidades nas coberturas de carnaval, as emissoras de televisão que investem nas transmissões dos desfiles de São Paulo e Rio de Janeiro e das festas no Nordeste repetiram formatos e vícios naturais desse tipo de evento.
A Globo, mais uma vez, centralizou seu trabalho nos sambóbromos e dedicou alguns flashes para a festa nas cidades nordestinas. Aqui em São Paulo, a emissora abandonou a cabine suspensa e concentrou os apresentadores num estúdio instalado quase que na concentração das escolas. A nova estrutura deu espaço para “A Esquina do Samba” com Chico Pinheiro, Leci Brandão e convidados e também para a bancada dos apresentadores Cleber Machado e Mariana Godoy. Essas foram as novidades porque no restante a Globo seguiu sua velha fórmula com entradas dos repórteres antes e depois dos desfiles e entrevistas com artistas nos intervalos. Toda essa produção artística acarretou no atraso dos desfiles porque as agremiações esperavam o giro terminar para que pudessem entrar na pista, afinal ninguém quer perder espaço na TV.

Segundo dados preliminares, a transmissão do carnaval de São Paulo marcou 12 pontos de média na noite de sexta-feira e 14 na do sábado, índices ligeiramente inferiores aos anos passados. Esses mesmos números apontam que os melhores resultados foram registrados pelas primeiras escolas (Leandro de Itaquera (19) na sexta/Águia de Ouro (21) no sábado), agremiações que subiram no último carnaval e que, portanto, trazem um desfile mais simples. No meio da madrugada, escolas grandes como Unidos de Vila Maria (08), Rosas de Ouro (08), Mocidade Alegre (15) e Gaviões da Fiel (12) ficaram com índices mais modestos. Por isso, não duvido nem um pouco que as regras mudem muito em breve e os desfiles comecem com as escolas mais fortes só para atrair mais audiência.

A Band também seguiu seu velho formato para o carnaval em Salvador, com apresentadores no estúdio instalado nos circuitos da capital baiana, muitos comentários e trechos de algumas apresentações. Os dados preliminares mostram que o “Band Folia” oscilou na marca de 1 pontos, com alguns picos no período noturno, mas nada muito expressivo. Será que já não está na hora de buscar uma nova maneira de marcar presença no carnaval?

A RedeTV concentrou seus esforços na cobertura alternativa e, como já fez em outros carnavais, exagerou nos closes sensuais. Aliás, no vídeo mais interessava o rebolado (muitas vezes sem música mesmo) do que longas conversar com os entrevistados. O bate papo era apenas uma desculpa …

0 comentários: