LULA INTERVÉM NA CAMPANHA PARA TENTAR CONTER QUEDA DE DILMA ROUSSEFF


1. A intervenção feita pelo presidente Lula na campanha de Dilma Rousseff na televisão já surtiu efeito neste sábado. Para estancar a queda de sua candidata, agora com uma diferença de apenas seis pontos percentuais para José Serra, Lula exigiu do publicitário João Santana mais emoção e situações mais propositivas tomando como base seu governo. Além disso, como se viu na visita de BH, o presidente exigiu dos dirigentes petistas que colocassem a militância nas ruas.
2. O programa de Dilma centralizou as atenções para o Dia Mundial da Alimentação expondo as iniciativas do governo Lula (a candidata falou cinco vezes no nome do presidente) e disse que vai trabalhar para ampliar ações e zerar a fome e a miséria no Brasil, hoje numa situação bem melhor do que quando o PT chegou ao governo.

3. Bem que o programa tentou colocar emoção e até conseguiu mostrando a realidade da pobreza brasileira e os ganhos com a ascensão da classe C. Muito boa a inserção com a operária da construção civil. O trabalhador da obra de transposição do Rio São Francisco chorando ficou piegas.

4. Bom mesmo do programa foi à fala de Lula. Sucinta, objetiva, curta e grossa como se diz no popular mostrando o Brasil que dava errado e o Brasil que está dando certo com 28 milhões de pessoas deixando a linha da pobreza e 36 milhões ingressando na classe média baixa. E os contrapontos entre os governos FHC x Lula.

5. A fala dos governadores - Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco e Ceará - também interessantes. Mas, sempre com o velho preconceito com o Nordeste que entrou por último. Sérgio Cabral, o qual está na Europa (Roma) foi o primeiro a falar. Melhor foram as imagens da campanha neste segundo turno e as falas populares.

6. O programa, no entanto, ainda está devendo em emoção no estilo Duda Mendonça.

7. O programa Serra se mantém melhor do que o do PT. Para refazer o contraponto Lula x FHC, o 45 abriu com a dobradinha Erenice/Dilma. O Brasil não merece isso, diz o locutor situando que a candidata petista não tem competência nem para escolher uma auxiliar. É o calo de Dilma.

8. Serra também centralizou seu programa abordando o dia mundial da alimentação com outro enfoque falando para os agricultores e o agronegócio, com mais crédito, negociação de dívidas e juros menores. Abordou a questão da modernização da infraestrutura se dirigindo ao eixo do agronegócio (SP/Paraná/Mato Grosso/Minas e SC) dizendo que será o dirigente que levará a paz ao campo (contraponto ao MST). Um recado que agrada o agronegócio.

9. O programa também dedicou espaço para visita do candidato tucano a Minas atingindo a autoestima dos mineiros com citações a Tiradentes, JK e Tancredo Neves alicerçando-se na liberdade. Minas tem essa cara. Falas de Itamar Franco, do governador Anastaia e Aécio Neves e promessas de mudar o jogo em Minas onde Dilma venceu no primeiro turno.

10. No final, Serra surpreendeu com depoimentos de Ilzaner Mendes, mulher de Chico Mendes, e de dois pastores, entre eles, Silas Malafaia pedindo votos para o candidato tucano. Fechou bem com a unidade em torno das pessoas do bem.

11. Impressionante como Serra consegue ser mais propositivo do que Dilma (13º para Bolsa Família, salário mínimo de R$600, etc; ainda que a candidata do PT, hoje, martelou um pouco mais na ampliação do Pronaf e 2 milhões de casas. Fala mais dona Dilma.
**

12. Agora vai! O poeta Capinam apóia a candidata Dilma.

13. O PSDB dá Bahia anda sumido. No final de semana, Imbassahy está em São Paulo. Jutahy ninguém ouve falar e João Almeida menos ainda. A rigor, quem está fazendo campanha para Serra na Bahia é ACM Neto.

14. O Instituto Integro lança no próximo dia 21 o livrol "Tribuna 40 anos" sobre a Tribuna da Bahia no Fiesta Convention Center.

15. A prefeita Moema Gramacho foi uma das homenageadas no livro "De Peito Aberto" da jornalista Vera Golik e do fotógrafo Hugo Lenzi, que foi lançado neste sábado (16) às 20h, no Shopping Barra (2º piso, perto da Saraiva Mega Store), onde também estará a exposição "De Peito Aberto". O lançamento faz parte da campanha Outubro Rosa, promovida pelo shopping.

16. Dedicada à celebração da vida e à luta contra o câncer de mama, a revista que virou livro surgiu após os autores vivenciarem casos de câncer em suas próprias famílias e resolverem transformar a experiência pessoal em uma proposta de ajuda e sensibilização, tanto para as pessoas que estão passando pela doença quanto para os familiares, amigos e comunidade médica.

17. O Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido, em São Domingos, será a primeira unidade da rede estadual de Educação Profissional da Bahia a oferecer um curso técnico voltado, exclusivamente, para lideranças da agricultura familiar.

18. O curso utiliza as metodologias preconizadas pela Pedagogia da Alternância, uma novidade na rede estadual. O lançamento será por meio de um seminário, a ser realizado no próprio Centro, na segunda-feira (18), às 9h.

19. As vagas contemplarão cerca de 35 agricultores familiares de diferentes Territórios de Identidade da Bahia e é um projeto-piloto desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado da Bahia (Fetraf-BA).

20. Um simulador de voo profissional, uma célula gigantesca que mostra as funções das organelas celulares, um cinema científico, experiências de eletricidade interativa. Estas são algumas das atrações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia, maior evento de popularização das ciências, que acontece de 18 a 22 de outubro, com a sede principal na Universo (av. ACM, 2728).

21. Publicitários, dirigentes de agências e estudantes estarão reunidos próxima quarta-feira, dia 20, na segunda edição do Workshop Propagação, no auditório da Unifacs, em Feira de Santana. O projeto é uma ação do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia).

0 comentários: