Brasil é terceiro maior consumidor de artigos de higiene e beleza do mundo

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O Brasil é o terceiro maior consumidor de cosméticos do mundo, segundo dados do Instituto Euromonitor, empresa mundial de pesquisa de mercado. O país fica atrás apenas dos Estados Unidos e Japão. 

No ranking mundial, o país ocupa a primeira colocação em consumo de desodorante, a segunda em produtos infantis, masculinos, de higiene oral, de proteção solar, de perfumaria e banho. Em relação a produtos para cabelos, o Brasil é o terceiro maior consumidor. 

A indústria de higiene pessoal do Brasil apresentou um crescimento médio de 10,5% nos últimos 14 anos, segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Industria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos). 

De acordo com a associação, fatores como a crescente participação da mulher brasileira no mercado de trabalho, o aumento da produtividade, lançamentos de novos produtos e o aumento da expectativa de vida contribuem para o crescimento do setor. 

Em 2009, esse mercado movimentou R$ 619,68 bilhões (US$ 350,3 bilhões) no mundo. Sendo o Brasil responsável por 8,1% dessa fatia, com participação de R$ 49,984 bilhões (US$ 28,4 bilhões). 

No Brasil, os produtos para cabelos são os mais consumidos do setor. Eles são responsáveis por 23,8% do faturamento desse mercado. Os perfumes e fragrâncias vêm logo atrás, com 15% e em terceiro lugar aparecem os bronzeadores e protetores solar. 

Para aquecer ainda mais esse mercado, São Paulo recebe a partir deste sábado (28) a 5ª edição da Feira Internacional de Cosméticos e Beleza, a Beauty Fair. O evento vai até terça-feira (31), no Expo Center Norte, na zona norte da capital. 

Os organizadores esperam que o volume de negócios realizados na feira chegue a R$ 305 milhões, 26% a mais que em 2009, quando o evento gerou R$ 242 milhões em quatro dias 

Os organizadores esperam receber na feira mais de 110 mil visitantes neste ano, entre cabeleleiros, maquiadores, manicures, esteticistas e empresários. Nesta edição, mais de 450 expositores vão representar cerca de 900 marcas.

(Informações/R7)

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