APENAS O PV TENTA ARRECADAR PELA INTERNET

Fenômeno mundial, a arrecadação para campanha via internet ganhou ares de revolução democrática após a sua boa utilização por Barack Obama nas eleições de 2008. Agora legalizada no Brasil, a modalidade de captação de recursos para a campanha não encheu os olhos dos políticos brasileiros. Apenas os candidatos do PV à Presidência, Marina Silva, e ao Estado, Luis Bassuma, tem em seus sites seções para que o eleitor ajude a patrocinar a campanha. Consultados, todos os demais candidatos dizem estudar a possibilidade de pedir contribuição via internet, mas ainda não definiram se o fará. Para Mateus Freire, coordenador do curso de Marketing e Comunicação da Universidade Salvador (Unifacs), a tendência é que a doação de recursos para as campanhas continue sendo feita nos moldes tradicionais. “Primeiro pela resistência que as pessoas têm em colocar o número do cartão de crédito na internet. Além disso, não há uma cultura, entre os cidadãos comuns, de doar recursos para políticos”, avalia. Freire pondera ainda que a iniciativa de partidos e coligações em pedir a contribuição financeira do eleitor pode até soar comercial e prejudicar a imagem do candidato.

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