Primeiro paciente de transplante total do rosto teve alta

Oscar teve transplantada,”toda a pele e músculos dos rosto, pálpebras, nariz, lábios, maxilar superior, todos os dentes, paladar, ossos dos pômulos e da mandíbula, utilizando técnicas de cirurgia plástica e microcirugia reparadora vasculonervosa” declarou o médico Joan Barret.
De acordo com o hospital, esta foi a primeira cirurgia do género a ser realizada no mundo. Oscar tinha o rosto deformado há cinco anos, depois de um grave acidente. Tinha dificuldade em respirar, falar e até comer normalmente.
A parte mais difícil da operação foi evitar que o organismo do paciente rejeitasse o rosto implantado. Após quatro meses internado, Oscar voltou hoje, segunda-feira, para casa. Acompanhado da irmã, agradeceu aos médicos, aos funcionários do hospital e à família.
Até que recupere totalmente a mobilidade do rosto, Oscar irá ser seguido pelo seu médico e vai frequentar sessões de  fisioterapia, logopedia e terapia facial.
A operação foi liderada pelo médico espanhol Joan Barret, que teve o auxilio de mais 30 pessoas. A cirurgia  teve a duração de 22 horas.

0 comentários: