Artista vende todos seus bens por R$ 2,85

ReproduçãoIsso que se chama praticar o desapego. A artista britânica Sara Burden decidiu vender todos seus bens, inclusive as jóias de sua avó e seu carro Polo. Por cada item, ela cobrará 1 libra, o equivalente a R$ 2,85. No total, Sara pôs à venda nada menos do que 40 mil objetos, entre mobília e roupas velhas. Mãe de Sam, um menino de quatro anos, as únicas coisas que a britânica guardará são os brinquedos e os peixes de estimação do filho e uma pequena mala com alguns pertences que ela não quer abrir mão.
Os interessados em comprar os objetos de Sara deverão se registrar no site da artista até 31 de dezembro. Os cadastrados receberão então um envelope com um boleto no valor de uma libra e mais as despesas de postagem e pacote. O item será enviado pelo correio.
Todos os pertences de Sara foram numerados. O primeiro a se registrar poderá comprar o produto número 1 e assim sucessivamente. O sistema acaba assim se tornando uma loteria. Os compradores podem terminar tanto com um carro, como com uma xícara de café.

“É meu trabalho como artista continuar sendo criativa. Eu não estou fazendo isso pelo dinheiro – se estivesse, venderia tudo por 10 libras”, brincou Sara em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. “Eu espero que até o final do ano eu não tenha mais nada e possa começar 2010 renovada. As pessoas se acostumam a ter seus objetos sempre por perto e deixam que isso defina a maneira como vivem. Eu quero ver como é viver sem eles. A vida é feita de experiências, não de posses”.

O filho de Sara já não gostou tanto da idéia, mas depois de ter garantido que seus bens não serão vendidos, decidiu apoiar a mãe.

A artista pretende aproveitar a inusitada experiência em seu trabalho. “Estou documentando todo o processo, e, se houver interesse, talvez escreva um livro no ano que vem. Quem sabe o que vai acontecer? Estou me promovendo como artista. Agora, vamos ver o que acontece”, afirma ela. No final das contas, o desapego acaba se mostrando, na realidade, uma ótima ou jogada de marketing, não é?

0 comentários: