Candidatos baianos intensificam campanha eleitoral na internet

Criar um website, fazer uma home page. Com quantos gigabytes se faz uma campanha que veleje no mar virtual das eleições? No balanço da jangada digital de Gilberto Gil, os candidatos ao governo da Bahia tentam responder à pergunta. Pela primeira vez, a legislação permite aos candidatos mergulharem de fato na internet. Junto ao suor das ruas, bandeiras e longas caminhadas, as campanhas passaram a  usar, como nunca, os computadores, sites e perfis em redes sociais. A principal estratégia da equipe dos candidatos ao governo baiano são os sites de relacionamento -como Twitter, Orkut e Facebook. Esta é a primeira eleição em que eles podem explorar estas ferramentas. O objetivo é aproximar os concorrentes do eleitorado, expandir a militância e disseminar informações através de textos, áudios, vídeos e fotografias. Segundo o pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Ufba, Lucas Reis — que prepara dissertação de mestrado sobre o modo como são exploradas as redes sociais nas eleições —, Jaques Wagner (PT), Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB) são os que melhor usam os recursos. Leia mais no Correio.

0 comentários: