CDL e 10º BPM se reúnem para discutir onda de assaltos em Barreiras

CDL e 10º BPM se reúnem para discutir onda de assaltos em Barreiras
No sentido de encontrar alternativas para combater uma onda de assaltos que vêm ocorrendo no comércio barreirense nas últimas semanas, a diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras se reuniu na tarde desta quarta-feira, 25, com o comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Barreiras, cel. Jorge Campos.

De acordo com a presidente da CDL de Barreiras, Maria Célia Sampaio Kumagai, em função dos últimos assaltos, os comerciantes estão assustados e preocupados com a violência no município. “A gente reconhece as dificuldades do 10º BPM, sobretudo, da falta de recursos. Entretanto, precisamos encontrar soluções viáveis, eficientes e urgentes”, defende.

Para o cel. Jorge Campos, só o policiamento na rua não resolve, sendo necessário um trabalho de conscientização. “Estamos aqui para trabalhar. Porém, esperamos a colaboração da comunidade, para em conjunto combatermos a violência como um todo. A Polícia Comunitária, por exemplo, tem a filosofia de contar com apoio dos cidadãos, especialmente, com informações e denúncias verídicas”, explica.

O comandante ressalta que a Polícia Militar tem atuado com o objetivo de reduzir os índices de violência. “Para tanto, os nossos policiais militares passaram recentemente por treinamento para trabalhar com motopatrulhamento em Barreiras. A ideia é que as motocicletas sejam encaradas como motopatrulhas, de fato”, enfatiza.

O cap. Beck, lotado no 10º BPM, completou: “A partir da próxima segunda-feira, 30, estaremos reativando o Sistema de Ações Preventivas – onde visitaremos as empresas do comércio cadastradas no nosso sistema”. Ele ressaltou que divulgará em breve nos meios de comunicação da cidade, mais detalhes do Sistema de Ações Preventivas.

Resultados - Durante a reunião, a CDL e o 10º BPM chegaram à conclusão de que a confecção de uma cartilha destinada ao comerciante com dicas de segurança pode ser uma boa ação de prevenção. O capitão Beck vai ministrar uma palestra no auditório da CDL para os lojistas sobre o referido assunto, com data a definir.

Ao final, ficou definido que o Batalhão fará um projeto de vídeo-monitoramento do comércio de Barreiras, para estudo de viabilidade econômica, a ser executado em parceria com a CDL e demais interessados.
(nova fronteira -Texto e foto: Paulo Ricardo/Ascom CDL)

0 comentários: