Gruta descoberta em São Desidério atrai atenção de pesquisadores

Texto Jackeline Bispo | Foto Agênciade Turismo Rupestre
Gruta descoberta em São Desidério atrai atenção de pesquisadores
São Desidério recebe neste final de semana a visita de espeleólogos do Grupo Bambuí. O objetivo da equipe é explorar um buraco descoberto por um agricultor no povoado de Manoel Lopes a cerca de 30 km da sede. A abertura é vertical e durante uma descida de reconhecimento realizada no início deste ano pelo representante do Bambuí na região e funcionário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, Jussyclebson de Souza, chegou-se à 60 metros de profundidade.

Nesta região há um complexo de cavidades rochosas com mais de 10 buracos, três foram identificados e topografados: Manoel Lopes, Dé de Manoel Lopes e Buraco da Sopradeira. A descoberta da nova abertura no solo chamou a atenção dos pesquisadores.
Jussyclebson explica que os pesquisadores pretendem descobrir se as cavernas estão interligadas. “O potencial dessa descoberta mostra que existe a possibilidade de conexão entre as grutas, pois estão localizadas em um mesmo perímetro”.
Entre os estudiosos que virão ao município está o fotógrafo Alexandre Lobo que no ano passado recebeu um prêmio internacional por fotos feitas em cavernas de São Desidério na primeira vez que visitou o município.
O potencial turístico de São Desidério oferece aos visitantes, alternativas como cachoeiras, lagos, rios, trilhas, esportes radicais e cavernas. Uma das cavernas mais visitadas é a Gruta do Catão, por garantir total segurança aos turistas. Mas existem centenas delas em território sãodesiderense que ainda não foram estudadas, fator que fortalece a atração de espeleólogos a São Desidério.                      
Nova Fronteira

0 comentários: