Conheça a rotina saudável de Nanda Costa, de 'Viver a Vida'

Divulgação/TV Globo
Nanda Costa
Nanda Costa já teve problemas com a balança na adolescência, mas o amadurecimento biológico a colocou em paz com suas medidas. Hoje, com 55kg, a atriz, que interpreta Soraia em "Viver a Vida", malha e se alimenta corretamente para deixar a silhueta em ótima forma, estado que, segundo ela, só não se manterá assim por um motivo: "Se tiver que engordar para um papel, eu engordo mesmo. Recentemente tive que ganhar peso para participar de "Sonhos Roubados", filme com que ganhei o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio deste ano. Fiz com o maior prazer".

Na cartilha de cuidados com o corpo, Nanda é aluna nota dez. "Eu faço academia, corro na praia e frequento um centro de estética. Mais pela saúde do que pelo físico mesmo. Faço manthus (equipamento usado no combate à gordura localizada, celulite e flacidez), massagem modeladora e drenagem linfática". Mas ela não se esquece de manter a mente sã. "No começo da manhã, me proponho a ter um dia feliz. Sorrio sempre, porque as pessoas sorriem de volta para mim".

Já no fim do dia, Nanda busca neutralizar as preocupações com um método que desenvolveu para cair mais rapidamente no sono. O truque? Ela conta: "No dia a dia, você perde o eixo. Por isso, eu sempre tento me recolher num cantinho e ficar dez minutos me concentrando na respiração. Às vezes, chego em casa ainda com a cabeça na personagem, penso no que ela vai fazer, para onde ela vai. A concentração chama o sono".

Leia a seguir na íntegra.

TE CONTEI: Qual seu truque para começar bem o dia?
NANDA COSTA: Meu truque é dormir bem, o sono é muito importante. No começo da manhã, me proponho a ter um dia feliz. Sorrio sempre, porque as pessoas sorriem de volta para mim.

TC: Qual é o seu segredo para a boa forma?
NC: Eu faço academia, corro na praia e frequento um centro de estética. Mais pela saúde do que pelo físico mesmo. Faço manthus (equipamento usado no combate à gordura localizada, celulite e flacidez), massagem modeladora e drenagem linfática.

TC: Você faz algum tipo de dieta?
NC: Não. Eu tenho uma alimentação à base de saladas e comidas leves. Como peixe, frango e evito gordura e doces. Mas quando eu extrapolo num dia, compenso no outro. Eu já fui gordinha na adolescência e emagreci naturalmente com o crescimento. Agora, se tiver que engordar para um papel, eu engordo mesmo. Recentemente tive que ganhar peso para participar de "Sonhos Roubados", filme com que ganhei o prêmio de Melhor Atriz no Festival do Rio. Fiz com o maior prazer.

TC: Faz quantas refeições por dia?
NC: Geralmente como de três em três horas ou de duas horas e meia em duas horas e meia. Opto por uma barrinha de cereal, água de coco e salada de frutas.

TC: Qual é o seu cardápio no almoço, no jantar e no café da manhã?
NC: No café da manhã, eu tomo um iogurte com granola, um suco e uma salada de fruta. No almoço, eu como no Projac mesmo. No self service de lá, opto por salada, um peixe com molho diferente ou, então, um frango. Eu adoro comer salada, mas não gostava quando era criança. Evito fritura, mas se me der vontade de comer uma batata frita, eu como. Também adoro comida japonesa. Se deixar, eu como até no café da manhã. À noite, não costumo jantar. Antigamente, tomava uma sopa ou comia um japonês.

TC: Quais são as suas medidas agora?
NC: Eu meço 1,64m de altura e peso 55kg. As outras medidas, eu não sei. Minha calça costuma ser tamanho 38, mas já entrei numa 36 e até numa 42 (risos).

TC: O que não pode faltar na geladeira?
NC: Chá verde. Existem uns chás com sabores diferentes que eu adoro, como o de laranja com gengibre. Também gosto de chá branco. Quando abro a geladeira e vejo que não tem, vou correndo comprar no supermercado. Queijo Minas também não pode faltar!

TC: Quais os cuidados que você tem com a pele?
NC: Eu só uso protetor solar, fator 30. Não me preocupo muito, porque tenho 23 anos e minha pele não é oleosa, não me dá trabalho. Até minhas amigas me falam: "Poxa, você pode passar qualquer hidratante e qualquer sabonete que todos deixam o seu rosto bom". Elas ficam com inveja (risos).

TC: E com os cabelos?
NC: Faço hidratação no megahair de 15 em 15 dias. Também costumo passar leave-in e um creme modelador de cachos.

TC: Qual é o seu truque para dormir bem?
NC: No dia a dia, você perde o eixo. Por isso eu sempre tento me recolher num cantinho e ficar dez minutos me concentrando na respiração. Às vezes, chego em casa ainda com a cabeça na personagem, penso no que ela vai fazer, para onde ela vai. A concentração chama o sono.

TC: Você faz atividades físicas?
NC: Eu não puxo ferro. Gosto mais de atividades como ioga, natação e corrida na praia. Me exercito três vezes por semana. Já fiz seis anos de capoeira.

0 comentários: