Datafolha mostra vantagem de Wagner

Jaques Wagner cresce com as viagens ao interior
O Palácio de Ondina e o PT devem estar em festa, nesta terça-feira, com os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha a respeito das intenções de voto para as eleições de 2010 na Bahia. Os cenários não poderiam ser mais favoráveis à reeleição do governador Jaques Wagner (PT) e, se não fossem os ainda altos índices de indecisos, poderia ser dito que ele venceria no primeiro turno quaisquer que fossem os candidatos adversários.

No cenário principal, e mais provável, Jaques Wagner recebe 39% das intenções de voto, enquanto Paulo Souto (DEM) fica com 24%, Geddel Vieira Lima (PMDB) tem 11% e Hilton Coelho (PSOL, mas que já disse não ser candidato) pontua com 1%. Neste quadro, o número dos que disseram “não sabe” é de 16%.

O Datafolha ainda montou outros cenários, os quais, porém, não têm chance de acontecer, incluindo variações nas candidaturas do PMDB (colocou o prefeito de Salvador, João Henrique) e do DEM (substituindo-o por ACM Neto) e, ainda acrescentando o nome do senador César Borges (PR), como candidato ao governo. Em todas as possibilidades, Wagner estaria ganhando sem problemas, com índices que variam entre 39% e 43%.

O Instituto Datafolha fez questão de advertir que os cenários desta pesquisa (realizada de 14 a 18 de dezembro não são comparáveis aos do levantamento feito de 16 a 19 de março, que incluía outros pré-candidatos: na ocasião, Wagner tinha entre 36% e 38% das intenções de voto; Souto, de 18% a 19%; e Geddel, de 7% a 8%. Todos têm hoje índices mais elevados, com exceção de ACM Neto, que aparecia com 17% em dois cenários.

0 comentários: