Na primeira edição de 2010, o programa que dá bolsas de estudo na rede privada de ensino superior selecionou 148.327 candidatos. Para checar se conseguiu o benefício, o estudante deve informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e a inscrição no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009.
A segunda etapa de inscrições vai de 4 a 7 de março, com resultados no dia 10 do mesmo mês.
Neste ano, o Prouni registrou recorde de inscrições para 165 mil bolsas de estudo em instituições de ensino superior particulares. Ao todo 822.254 estudantes disputam as vagas. No ano passado, 600 mil alunos se candidataram ao programa.
O programa tem duas etapas de inscrição: em cada uma, o candidato pode escolher até cinco opções de curso. São etapas independentes, ou seja, o aluno que se inscreveu na primeira, mas não foi selecionado, tem uma nova chance. Das bolsas oferecidas em cerca de 1,5 mil instituições, 86 mil são integrais e 79 mil, parciais (50% da mensalidade).
Como funciona o programa
Para participar, é necessário ter prestado o Enem 2009, e ter obtido nota mínima de 400 pontos na média das cinco notas --ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação-- além de não ter zerado na redação.É preciso ter renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa da família para concorrer às bolsas de 50%; e renda máxima de um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família para concorrer às bolsas integrais. Deve-se também atender a uma das condições:
O que é o Prouni
O Prouni foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005. Segundo o MEC, ele tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes do ensino superior em instituições privadas. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.Outras informações podem ser obtidas no site do Prouni.
0 comentários:
Postar um comentário