O Pará teve 118 mil casos de abuso sexual de crianças e adolescentes nos últimos cinco anos e 80% deles aconteceram no ambiente familiar. Os números foram apresentados nesta quinta-feira (25) pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia. Aproximadamente 20% das vítimas têm menos de cinco anos e apenas 12 acusados foram sentenciados pela Justiça.
A CPI apresentou os resultados após os trabalhos que duraram um ano. A comissão foi instalada após o Pará se tornar alvo da CPI nacional, sobretudo por causa da acusação contra o deputado estadual Luiz Seffer, que teria estuprado uma menina de 9 anos.
No ano passado, Seffer prestou depoimento em sessão da CPI nacional, negou o crime, mas foi pressionado a renunciar ao mandato e deixar seu partido, o DEM. Ele foi denunciado à Justiça e chegou a ser preso, mas foi solto por uma ordem judicial.
O ex-deputado, porém, não é a única autoridade do Pará acusada de abusar sexualmente de crianças e adolescentes. O relator da CPI estadual, deputado Arnaldo Jordy (PSS), afirma que há também prefeitos e vereadores envolvidos em casos semelhantes, além de conselheiros tutelares, médicos, empresários e professores.
A maioria, porém, sai ilesa de qualquer punição já que, de 2004 a 2008, somente 12 pessoas foram sentenciadas. “Só 12 de quase 2.000”, diz o relator. O deputado ressalta que muitos casos sequer chegam à fase processual porque os acusados “fizeram ‘conchavos’ com autoridades policiais ou intimidaram as vítimas a desistirem das denúncias”.
Para Jordy, a CPI mostra a falência do Estado para lidar com a situação. “A cultura policial é machista. Às vezes, o policial diz pra mãe desistir. Diz que a vítima se insinua. Há também propina, interferência política.”
O relator cita ainda casos de flagrantes não investigados. Um teria acontecido no município de Acará (146 km de Belém), onde uma criança de 7 anos foi levada para o depósito de um comerciante. A polícia chegou com a vítima já despida, mas o acusado sequer foi preso.
Em Itaituba (cerca de 1.000 km de Belém), um avô abusou da neta de 5 anos e teve a prisão decretada. A polícia, no entanto, não o prendeu alegando destino incerto, apesar do suspeito não estar desaparecido.
Durante os trabalhos da CPI, seis pessoas foram presas por ordem judicial enquanto prestavam depoimento nas sessões. A comissão pediu cerca de 20 prisões preventivas, mas o relator não soube informar se os pedidos foram cumpridos.
Em seu relatório final, a CPI da Pedofilia faz recomendações ao governo para que “crie condições de combate à impunidade”. A comissão recomenda ainda a expansão do serviço Pró Paz, onde os casos de violência contra a criança são atendidos, para além da capital.
O relatório, de 300 páginas, foi apresentado oficialmente em sessão especial na Assembleia Legislativa do Pará, em Belém.
Serão entregues cópias para o representante do governo estadual, para a CPI nacional, para o Ministério Público Federal e para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Home »
» No Pará, 80% dos casos de abuso sexual acontecem dentro de casa, diz relatório da CPI da Pedofilia
No Pará, 80% dos casos de abuso sexual acontecem dentro de casa, diz relatório da CPI da Pedofilia
02:09
No comments
Related Posts:
Frota no poderMeu querido Alexandre Frota, que anda ajuizadíssimo e produtivo no trabalho, acaba de assumir o posto de um dos diretores do atual “Programa do Gugu” e deverá agilizar muitas novidades para a atração já que ele trabalha diret… Read More
Britto JR: ” Não teve nada de morno”“Não teve nada de morno”, diz Britto Jr. sobre A Fazenda 2 Apresentador faz análise da segunda edição do reality rural e já promete nova temporada Vanessa Sulina, do R7.Texto: ..O apresentador Britto Jr. chega nesta quarta (… Read More
Pombos invadem redação da Rede TV! Jornalistas estão assustados. Pudera… Na nova redação da Rede TV!, em Osasco, pombos entram por janelas e ficam circulando livremente entre os profissionais. Cachorros também vivem no local, mas deles ninguém reclama, somen… Read More
Globo transforma USP em faculdade de luxo Na manhã desta terça-feira, a frequência do campus da USP (Universidade de São Paulo) foi alvo de comentários dos alunos da instituição de ensino. Eles estranharam a presença de jovens maquiados e bem arrumados, que ocupara… Read More
‘Jornal da Record’: Entre Trancos e Barrancos!O primeiro ‘link’ de Vancouver (Canadá) com o Brasil, no “Jornal da Record”, por causa dos Jogos de Inverno, teve algumas falhas. Ana Paula Padrão anunciou a marca d’água olímpica no canto da tela, mas ela não entrou de imedi… Read More
0 comentários:
Postar um comentário