O projeto Nova Geladeira – Doação da Coelba está de volta ao Oeste do Estado. Entre os dias 13/10 e 15/10, consumidores dos municípios de Barreiras e São Desidério poderão se cadastrar para substituir gratuitamente sua geladeira usada por um equipamento novo, mais eficiente.
Em Barreiras, o cadastramento será realizado na Rua das Várzeas, s/n, Centro, no auditório do IFBA (antigo CEFET), no dia 13/10 das 10h às 12h e das 13h às 17h, dia 14/10 das 8h às 12h e das 13h às 17h e no dia 15/10 das 8h às 12h.
Já em São Desidério, o cadastramento ocorrerá no Centro Cultural Celso Barbosa, localizado na Rua Dr. Valério de Brito, s/n, ao lado do Banco do Brasil. Os horários são: dia 13/10 das 13h às 17h, dia 14/10 das 8h às 12h e das 13h às 17h e no dia 15/10 das 8h às 12h.
Em maio deste ano, 1.014 consumidores de Barreiras já foram contemplados com o projeto que integra o Plano de Eficiência Energética da companhia e prevê a troca de refrigeradores residenciais em estado precário de conservação por equipamentos novos e eficientes. A meta é que, até o final do ano, 68 municípios (capital e interior do estado) sejam atendidos e 50 mil geladeiras sejam doadas. Em São Desidério, o projeto chega pela primeira vez e tem expectativa de beneficiar cerca de 400 consumidores.
Para participar, os clientes terão que estar cadastrados na Tarifa Social de Energia ou possuir cartão ativo do NIS (cartão de benefícios do Governo, a exemplo do Bolsa Família) e, caso não seja o responsável pela conta de energia, mudar a titularidade para o beneficiário do cartão. Além disso, entre outros critérios a serem atendidos, apresentar três consumos no último ano maiores ou iguais a 70 quilowatts hora (vide abaixo todos os critérios para participação no projeto).
Graças à sua eficiência, os refrigeradores do Nova Geladeira Coelba - Doação podem proporcionar uma economia média de 53 kWh/mês, o equivalente a R$ 31,00 na conta de energia. Os eletrodomésticos utilizam o R600a (isobutano), gás considerado ecológico, e são fabricados pela empresa Whirlpool especialmente para o Grupo Neoenergia, do qual a Coelba faz parte. Além de adequar a conta à capacidade de pagamento dos consumidores, a substituição da geladeira promove maior qualidade de vida, já que o equipamento novo permite armazenar os alimentos com qualidade.
Ao receber o novo equipamento, o cliente ganha também quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa, e entrega o refrigerador antigo, em estado precário de conservação. O transporte das geladeiras é de inteira responsabilidade do consumidor.
A concessionária de energia elétrica irá providenciar a retirada do CFC-R12 do refrigerador usado, gás nocivo à camada de ozônio, e vender esses equipamentos como sucata. Os valores arrecadados com a venda deste gás e da sucata serão empregados em projetos de geração de emprego e renda em comunidades carentes da Bahia.
Para participar do projeto, os seguintes critérios deverão ser atendidos pelo cliente beneficiado:
• Estar cadastrado na Coelba com o benefício da Tarifa Social de Energia, portanto, cadastrado como consumidor baixa renda; ou possuir cartão NIS (Número de Inscrição Social) ativo com renda familiar de até ½ (meio) salário mínimo por pessoa; ou possuir cartão Bolsa Família (apresentar cartão do benefício e extrato atual);
• Possuir geladeira em estado precário de uso, com motor, para entrega;
• Possuir três consumos no último ano maiores ou iguais a 70 quilowatts hora;
• Estar com as contas da Coelba pagas, podendo quitar seus débitos para participar.
Ascom Coelba
0 comentários:
Postar um comentário