"Schramm T-130" atinja no fim de semana as galerias da mina onde estão presos 33 operários desde o dia 5 de agosto, no norte do país.
O ministro disse aos jornalistas que a máquina, que trabalha no "plano B", vai superar "em mais umas horas" os 500 metros de profundidade e, possivelmente, chegará durante o fim de semana aos 630 metros, onde se encontra uma pequena oficina à qual os mineradores têm acesso.
Golborne precisou, no entanto, que esta é a primeira perfuração, de cerca de 30 centímetros de diâmetro. Após essa etapa, será trocada uma peça da máquina, para que ela retorne à superfície alargando o orifício para 65 centímetros, processo que vai durar "várias semanas".
Embora tenha sido prudente quanto a previsão de prazos, o ministro disse que, se o processo não sofrer contratempos, os mineradores podem ser resgatados no início de novembro.
"Os planos de trabalho nos levam ao princípio de novembro. À medida que conseguirmos avançar melhor que o previsto, podem ser encurtados, assim como podem ser alongados se encontrarmos contratempos", explicou.
Por outro lado, no "plano A", a máquina escavou até os 320 metros, e no momento encontra-se parada para a realização de trabalhos de manutenção. A estimativa é que a atividade seja retomada durante o fim de semana.
As equipes de resgate montaram nesta quinta-feira a máquina de 42 metros de altura e 40 toneladas que trabalhará no "plano C".
A perfuradora, que começará a trabalhar na próxima segunda-feira, cava diretamente um duto de cerca de 70 centímetros de diâmetro, ao contrário das outras duas, e pode avançar entre 20 e 30 metros ao dia.
O ministro de Mineração indicou que os 33 mineiros estão em bom estado de saúde e são informados sobre os avanços de seu resgate.
Golborne confirmou também que o presidente chileno, Sebastián Piñera, viajará à mina no próximo domingo, por conta dos festejos do bicentenário da independência do país.(Folha)
0 comentários:
Postar um comentário