A empresa espanhola Telefónica chegou a um acordo com a Portugal Telecom de compra dos 50% da Brasilcel (controladora da Vivo), na noite desta terça-feira, segundo informações do jornal espanhol "El País". Segundo o jornal, a Vivo foi comprada por 7,5 bilhões de euros e o acordo teve a aprovação do governo português.
A negociação põe fim a uma batalha que já dura mais de dois meses. Os grupos espanhol e português dividiam o controle da Vivo por meio da joint-venture Brasilcel.
A Portugal Telecom investirá metade dos recursos obtidos com a venda das ações da Vivo para entrar na Oi, por meio da ampliação de capital, com a qual passará a controlar entre 20% e 25%, segundo o jornal espanhol. A previsão é que as duas operações sejam anunciadas nesta quarta-feira.
De acordo com reportagem publicada ontem pela Folha, o governo Lula articula uma operação para que a Oi e a Portugal Telecom virem sócias e possam começar a tocar ainda neste ano o Plano Nacional de Banda Larga.
Segundo o "El País", o objetivo final da Telefónica é unir a Vivo à Telesp (operadora de telefonia fixa do grupo), porém essa fusão não será imediata e por enquanto as duas empresas seguem independentes.
ACORDO
O acordo foi alcançado ontem à noite, após os contatos de alto nível durante todo o dia entre os executivos das empresas, de acordo com o jornal.
O preço final do acordo é 350 milhões de euros mais alto do que o valor inicial, que havia sido aceito pela assembleia geral dos acionistas da PT, porém vetada pelo governo português, mediante ao uso do golden share, que posteriormente foi declarado ilegal pela União Europeia.
A proposta final é 31,5% superior ao 5,7 bilhões apresentado em 6 de maio. No início de junho, a oferta já tinha subido para 6,5 bilhões de euros e na véspera da reunião, subiu para 7,1 bilhão. Finalmente, os gestores da PT conseguiram 1,8 milhões a mais do que havia sido oferecido inicialmente.
Home »
NOTÍCIAS Brasil
» Telefónica compra Vivo por 7,5 bilhões de euros, afirma "El País"
Telefónica compra Vivo por 7,5 bilhões de euros, afirma "El País"
Related Posts:
BRASIL: METADE DA POBREZA CORTADA ATÉ 2014 Mantida a tendência de crescimento médio da economia no governo Lula, o Brasil cortará à metade o número de pessoas pobres até 2014. O total cairá de 29,9 milhões para cerca de 14,5 milhões, o equivalente a menos de 8% da po… Read More
Freiras são presas por plantar maconha no quintal de conventoIrmãs foram levadas para delegacia depois de discutirem com policiais. Elas alegaram que plantação alimentava animais. Irmãs discutiram com policial (Foto: Reprodução/NV)Duas freiras foram presas na cidade de Masaka, na Ugan… Read More
Para polícia, mais de um criminoso pode ter assassinado advogada Corpo de Mércia Nakashima, de 28 anos, foi localizado nesta sexta-feira. Especialista afirma que, em primeira análise, não havia sinais de violência. O diretor do Departament… Read More
CÉREBRO LUTA CONTRA O FIM DO AMOR Melhor solução para esquecer o ex é partir para outraO amor já era, mas o frio na barriga continua. Quando o relacionamento acaba, apesar do desejo de esquecer, a sensação física que fica é do coração a mil, da adrenalina. P… Read More
HACKER QUE DESVIA MILHÕES NÃO SABE VER HORAS Ao mesmo tempo em que é considerado um gênio por conseguir invadir diversos sistemas financeiros pela internet, o jovem João Sperandio Neto, de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, também é visto pela própria família… Read More
0 comentários:
Postar um comentário