Papa diz que Igreja deve cumprir penitência por casos de abuso

Por causa da indignação provocada pela revelação de inúmeros casos de padres pedófilos na Igreja, o pontífice pediu aos cristãos que façam penitência e reconheçam os erros cometidos.
"Nós cristãos nos últimos tempos temos evitado a palavra penitência, que parecia dura, mas agora, sob os ataques do mundo, que nos falam dos nossos pecados, vemos que poder fazer penitência é uma graça, vemos como é necessário fazer penitência", afirmou o papa durante uma cerimônia na Capela Paulina, no Vaticano.
"Abrir-se ao perdão, preparar-se ao perdão, e se deixar transformar. A dor da penitência, isto é, da purificação e da transformação, essa dor é graça, porque é renovação, obra da Misericórdia divina."
AFP
Papa Bento XVI
Papa Bento 16
A inesperada homilia foi feita ante os membros da Comissão Bíblica e foi em boa parte improvisada. Bento 16 havia evitado falar dos escândalos durante a semana passada na Santa Sé.
O pronunciamento foi interpretado como uma espécie de mea culpa do papa, explicou à AFP o vaticanista Bruno Bartoloni. "Não é uma declaração solene, mas uma espécie de mea culpa. O papa disse que sente profundamente toda essa tormenta, no coração", acrescentou.
Ditaduras
O papa falou sobre penitência ao refletir sobre a primazia da obediência a Deus, que concedeu a Pedro a liberdade de se opor ao Sinédrio, a corte suprema judia, que tinha a missão de administrar a justiça aplicando a Torá, a Lei de Moisés.

"É preciso obedecer a Deus e não aos homens. A obediência a Deus dá a Pedro a liberdade de se opor à suprema instituição religiosa. Nos tempos modernos, teorizou-se a liberação do homem, inclusive da obediência a Deus, o homem seria livre, autônomo e nada mais. Mas isso é uma mentira, que a chamada autonomia não libera o homem", disse Bento 16.

Na homilia o papa disse que, as "ditaduras nazista e marxista", que não podiam aceitar um Deus sobre o poder ideológico, não existem mais, mas há outras formas de ditaduras.

"Hoje, graças a Deus, não vivemos em ditaduras, mas existem formas mais sutis de ditaduras, um conformismo que leva a agir como agem todos e pode ser uma verdadeira ditadura", afirmou.
Sob pressão
Bento 16 chegou a ser acuado pela imprensa alemã de ter acobertado um padre pedófilo quando era arcebispo de Munique. Também sofreu denúncias da imprensa americana de que teria se recusado a punir um padre acusado de abusos quando era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, antes de ser eleito pontífice, em 2005.

As declarações do papa ocorrem três dias depois de o Vaticano ter publicado em seu site um guia de normas a serem seguidas em casos de acusações de abuso sexual contra sacerdotes.
Embora as regras não sejam novas, a divulgação do texto reflete a determinação da Igreja Católica Romana de rebater as críticas de que sua reação aos escândalos de abusos sexuais vem sendo burocrática, sigilosa e defensiva.

*Com informações da BBC, AFP e Reuters

Related Posts:

  • BERLUSCONI VOLTA AO TRABALHO APÓS ATAQUE O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi retomará as atividades nesta segunda-feira (11). A agenda prevê hoje um almoço de trabalho em sua residência de Roma, para analisar a reforma da Justiça que está sendo prepara… Read More
  • LEIA ENTREVISTA COM NELSON PELEGRINOFoto: Tiago Melo/ Bahia Notícias Deputado federal licenciado, Nelson Pelegrino (PT) é o atual secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, o gestor, que é um dos pr… Read More
  • LÍDER DO PT DIZ QUE "TEMPO DE CIRO PASSOU" O líder do PT na Câmara Federal, deputado Cândido Vaccarezza, um dos principais articuladores do partido para a construção de uma aliança em São Paulo, afirmou que chegou a hora de esquecer a candidatura de Ciro Gomes (PSB).… Read More
  • INDÚSTRIA BAIANA CRESCE PELA 4ª VEZ A produção industrial baiana cresceu pela quarta vez consecutiva em novembro do ano passado: 3,9% em relação a outubro, segundo dados do IBGE. O crescimento é atribuído principalmente ao refino de petróleo e produção de álco… Read More
  • Giro de NotíciasNotícias envolvendo Arruda voltam a aparecer no site da OAB-DF Reprodução Site da OAB volta a funcionar Notícias referentes ao escândalo que envolve o governador José Roberto Arruda (sem partido) voltaram a aparecer ne… Read More

0 comentários: