Quem acompanha o Real Time sabe que o problema do “Domingo Espetacular” não é o conteúdo, muito pelo contrário, o problema é a faixa horária. O programa começa a ser exibido às 17h00min, batendo de frente com o Futebol, isso é um tiro no pé. Todos sabem que o formato do programa é destinado a um público mais maduro. Esse público amadurecido (independentemente da idade) está ligado nos campeonatos de futebol (exibido das 17h00min e às 19h00min), pelo fato de ser um produto da cultura brasileira; as mulheres e o público que procura o entretenimento banal estão sintonizados no “Programa Eliana”, desta forma como o programa pode deslanchar.
Basta terminar o futebol que começa a migração. A “Record” encosta, e as vezes passa, a “Globo” e, sempre, abre vantagem sobre o “Sbt”, de até 8 pontos. Quando começa o “Programa do Gugu” a emissora volta a cair, e ela, que antes ameaçava a Globo, começa, então, a batalhar pela vice. Dessa forma, a melhor estratégia da “emissora dos bispos” de subir ladeira à cima na média dos domingos é fazer uma pesada mudança na grade.

O “Tudo é possível” deveria começar às 14h30min ir até às 19h00min, para então começar o “Domingo espetacular, que já começaria com 13 pontos, pois é isso que acontece rotineiramente quando acaba o futebol, e duraria até às 21 horas, para, só então, começar o “Programa do Gugu” que, com o tempo reduzido, iria otimizar a sua edição e cortar as desnecessidades de tempo, que sempre fazem parte do programa. Para resolver o problema da programação entre às 12h00 e às 14h30min, a “Record” deveria escalar um filme às 12:30, assim como fazia antes e dava certo. Dessa forma, estaria formada a programação nacional da emissora, que, no domingo, é cortada no começo da manhã para dá espaço às programações locais, e só volta em torno do meio-dia.

Essa seria a melhor grade para o domingo! Basta observar o minuto a minuto do IBOPE: Ana começa a bombar às 14h30min e seus picos, sempre, acontecem no final do programa; basta terminar o Futebol que o “Domingo espetacular” começa a registrar 13 pontos, e seus maiores índices acontecem, assim como hoje, quando encostou na Globo e abriu vantagem de 7 pontos sobre o “Sbt” (3° colocado), no fim do programa (20:00min); e o “Programa do Gugu”, com uma edição mais enxuta, exibindo, apenas, seus quadros de maior audiência, subiria, tranquilamente, sua média geral.
O que falta para a Record não é bons produtos e, sim, boa estratégia. Todos os programas de domingo, principalmente o “Domingo Espetacular”, tem chances de crescer, mas para isso acontecer é preciso boa estratégia de programação!
Fonte: @leaandroh
0 comentários:
Postar um comentário