La Paz, 14 fev (EFE).- Cerca de 14 milhões de latino-americanos voltaram à situação de pobreza como consequência da crise econômica, segundo estimativas recentes do Banco Mundial, afirmou Felipe Jaramillo, o diretor desse organismo para a Bolívia, Equador, Peru e Venezuela, em entrevista publicada hoje pela imprensa local.
"O tema que nos preocupa muito é a pobreza. Como Banco Mundial, fiscalizamos muito e calculamos os indicadores de pobreza. Nos agrada muito ver que estávamos cerca de oito anos seguidos diminuindo a pobreza na América Latina e a crise interrompeu isso", afirmou Jaramillo ao jornal "La Razón".
Segundo o diretor regional do Banco, a América Latina retornou em 2009 aos níveis de pobreza de 2007, o que significa que foram perdidos os avanços de dois anos. Isso se deve, entre outros motivos, à impossibilidade de gerar novos empregos e inclusive em alguns casos ao aumento do desemprego, como efeito da crise.
Para Jaramillo, o desemprego subiu principalmente nos países mais afetados pela crise econômica como o México ou a região da América Central e muitas das ilhas do Caribe, enquanto afetou menos os países que puderam reagir bem à crise, sobretudo na América do Sul.
No entanto, destacou que, em linhas gerais, a América Latina pôde reagir à crise econômica graças a "grandes planos" e em casos como os do Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia e Chile, "com transferências diretas às famílias mais pobres para evitar que possam ficar sem recursos para se alimentar".
Para solucionar esse retrocesso nos níveis de pobreza, Jaramillo defendeu "retomar o crescimento que havia desde a década de 1960".
"Fazia 40 anos que não tínhamos crescimentos em nossas economias tão altos e por isso a luta contra a pobreza avançou tanto", assegurou.
Além disso, ele defendeu uma diversificação da economia na região que "permita gerar mais emprego e que não esteja exclusivamente associado às (exportações de) matérias-primas".
Cerca de 14 milhões de latino-americanos voltam à pobreza
Related Posts:
William Waack segue internado em SP.O apresentador do Jornal da Globo, William Waack, permanece internado após ser diagnosticado com uma infecção bacteriana em um hospital da cidade de São Paulo. Afastado da bancada do telejornal desde a última semana, ele perm… Read More
Zapping 29/04 – Ratinho renova contrato com SBTRatinho assinou, ontem, um novo contrato de seis meses com o SBT. É a segunda vez que ele renova seu compromisso com a emissora desde seu retorno à TV, em abril de 2009. O apresentador continua sendo sócio de Silvio Santos na… Read More
Hebe está curada do câncer, diz assessorA apresentadora do SBT Hebe Camargo não tem mais câncer. A informação foi divulgada pelo seu empresário, Claudio Pessutti. Hebe submeteu-se a um exame clínico nesta quarta-feira (28) e foi constatado que o câncer no peritônio… Read More
Professores vão parar no dia 28Na sexta-feira, 23 de Abril de 2010, foi realizada uma Assembléia com os educadores da Rede Municipal de Barreiras, em frente à Catedral, na Praça São João Batista. Reunião promovida pelo SINDSEMB – Sindicato dos Servidores M… Read More
Record quer colocar Rodrigo Faro no lugar de GuguA cúpula da TV Record está insatisfeita com os baixos índices alcançados pelo “Programa do Gugu” nas noites de domingo. Na última edição do programa, exibida no dia 25, a atração do apresentador, que recebe R$ 3 milhões mensa… Read More
0 comentários:
Postar um comentário